O pequeno herói virou anjo: Morre em São Paulo, Gabriel, o menino que mobilizou a região
- Jornal Ponto
- 16 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Na véspera de completar três anos de idade, Gabriel Vieira Fernandes, o menino que comoveu toda a região por enfrentar a dura batalha de viver com apenas metade do coração em funcionamento, acabou falecendo na manhã desta quinta-feira, dia 16, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Foram 13 os procedimentos cirúrgicos realizados, 12 paradas cardíacas e uma infecção generalizada.
Internado por diversas vezes, sendo a última desde o dia 20 de outubro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da capital paulista. Gabriel era gemelar de Melissa Vieira Fernandes. Os irmãos nasceram no dia 17 de fevereiro de 2014. O menino tinha Coração Hipoplásico de Ventrículo Direito (CHVD), quando apenas a metade do órgão funciona. Gabriel passou parte de sua vida com coração, rins e pulmões ligados em máquinas.
Filho do designer gráfico Junior Oliveira e da jornalista Mônica Vieira, Gabriel foi diagnosticado, inicialmente, em um hospital particular, com bronquite, o que fez com que passasse de 40% de chance de vida para somente 1%. Ele virou referência na medicina.
A Hipoplasia do Ventrículo Direito refere-se a um subdesenvolvimento ou completa inexistência do ventrículo direito, que falhou em se desenvolver durante sua formação. É uma cardiopatia rara, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e muitas vezes só é descoberto no nascimento ou anos mais tarde.
A história do menino Gabriel comoveu a todos. Centenas de pessoas, entre artistas, jornalistas, amigos e apoiadores, se engajaram na causa e promoveram campanhas nas redes sociais para ajudar o bebê, que necessitava, com urgência, de doações de sangue e plaquetas, além de ajuda financeira para manter os custos na capital paulista.
Foto: Reprodução/Facebook
Comments