Fiéis se despedem de Padre Quiquita
- Jornal Ponto
- 27 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Está sendo velado na Igreja São Benedito, em Barra do Piraí, o corpo do líder religioso Paulo Quiquita de Oliveira, o Padre Quiquita. Às 16 horas será celebrada uma Missa de Corpo Presente e, em seguida, conforme desejado pela família, acontece o translado para o sepultamento em Vitória, no Espírito Santo.
Ele faleceu durante a madrugada desta segunda-feira, dia 27, em Barra Mansa, em decorrência de uma pneumonia agravada pela baixa imunidade, conseqüência da luta contra leucemia que tratava há alguns anos. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia.
Padre Quiquita tinha 64 anos e era conhecido por suas ações em prol da luta operária. Atualmente, exercia a função de vigário paroquial no setor de Sagrada Família em Dorândia, Vargem Alegre.
Filho de Ibraim e Maria, nasceu em uma família de 11 irmãos, no dia 23 de dezembro de 1952, na cidade de Pocrâne – MG. Viveu no estado do Espírito Santo antes de chegar, ainda jovem, na diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Estudou na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e, posteriormente, especializou-se em Sagrada Escritura. Atuou nas regiões pastorais de Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, destacando-se na animação bíblica e no processo de iniciação à vida cristã. Com posturas firmes e definidas, sempre esteve à frente do seu tempo, provocando as mudanças propostas pelo Vaticano II e exigidas pelo mundo contemporâneo.
Comoção
Nas redes sociais, vários fiéis demonstraram pesar ao receber a notícia da morte do pároco. Cris Carreiro enfatizou que Quiquita foi o responsável por sua formação ideológica. “Me ensinou sobre luta de classes, a importância da resistência e a beleza do humanismo. Corajoso e progressista, sonhava com um mundo mais justo para todos e lutava por todos os seus irmãos, principalmente os que viviam às margens da sociedade”. Em sua postagem, mais pessoas se solidarizaram com a dor. “Que Deus o receba com a alegria que ele sempre tinha”, disse Letícia Penido. Sérgio Luis Machado acrescentou: “Juntos percorríamos atrás do que entendíamos ser o melhor para a sociedade. Tenho certeza que será recebido com festa”.
Foto: Divulgação
Kommentare