Secretário Nacional de Esporte e vereadora anunciam 1,4 mil vagas para projeto esportivo federal
- Jornal Ponto

- 5 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

O Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz, representando o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, anunciou neste sábado, dia 4, que Volta Redonda e Pinheiral receberão sete núcleos do projeto sócio educativo “Esporte e Cidadania para Todos”, beneficiando 1400 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. O projeto consiste em atividades recreativas e esportivas que serão realizadas nos dois municípios através do Ministério do Esporte, por dois anos. “Volta Redonda ganhará seis núcleos, atingindo 1200 crianças e adolescentes e Pinheiral terá um núcleo com 200 garotos e garotas”, explicou Leandro Cruz, frisando que as inscrições ocorrerão durante todo o mês de março e que, paralelamente a este período, haverá a capacitação dos professores.
O anúncio ocorreu durante a festa de encerramento da colônia de férias do projeto Brincando com Esporte, ocorrida neste sábado, dia 4, durante toda a manhã, na Escola Rubens Machado, no bairro Verde Vale. No local havia brinquedos infláveis, foram oferecidos pipoca e algodão doce e os jovens do projeto apresentaram três números de dança. O projeto do Ministério do Esporte foi realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e trazido para o município pelo gabinete da vereadora Rosana Bergone. Cerca de 450 crianças participaram de 14 modalidades esportivas e brincadeiras durante 20 dias, promovidas em escolas, na associação de moradores e em espaços públicos do bairro Verde Vale. Todos os participantes receberam lanches no encerramento das atividades diárias.
O secretário arrancou gritos e aplausos da garotada quando anunciou que os participantes do projeto ganharão um passeio ao Parque Olímpico no Rio de Janeiro, no próximo sábado, dia 11, como complemento das atividades do Brincando com Esporte. “Queremos que vocês se divirtam e tenha este passeio cultural e esportivo para o local onde foi realizada a Olimpíada no Brasil”, disse, aproveitando para agradecer a vereadora Rosana Bergone e ao coordenador Laiam da Silva, pela parceria e sucesso do projeto. “Foi uma das mais gratificantes experiências do Brincando com o Esporte. Tivemos o maior número de participação de crianças de todo o Estado do Rio e contamos com instrutores dedicados aqui em Volta Redonda. Foi o melhor Brincando no Esporte, que já realizamos”, resumiu Cruz, aplaudido por todos, pais e crianças.
Os responsáveis pelos menores assinaram um termo autorizando a viagem dos filhos logo após o anúncio do passeio. “A participação no projeto foi um aprendizado inesquecível para o meu filho Kauã, de 10 anos”, disse a mãe, Natália Peixoto Barros, uma das primeiras a autorizar a viagem. “A atividade física é a base para o crescimento sadio das crianças. Meu filho Ayran gostou muito e quero que haja continuidade”, deseja o mecânico, Jorge de Souza Pereira. Já a dona de casa, Dionéia de Lurdes Lessa, avó da garota Carolina, levou a neta todos os dias no projeto. “A Carol se divertiu e gostou de tudo, principalmente das aulas de dança”, disse a senhora, frisando que vai inscrever a garota na próxima fase do projeto, que começará no final de março.
O coordenador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ronaldo Anquieta, falou que a universidade está coordenando 50 núcleos do Brincando com Esporte, em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Estamos beneficiando cerca de 5 mil crianças e adolescentes. Agradeço a reitoria da Universidade por abraçar e apoiar este projeto, que principalmente, preenche a ociosidade das crianças e garante a eles um aprendizado muito importante. E obrigado também ao secretário e ao Ministério por nos confiar a coordenação”, discursou Anquieta.
A vereadora Rosana Bergone (PRTB) ressaltou que a luta para implantar o projeto na cidade foi grande, mas compensadora. “Tive total dedicação da equipe de instrutores. Agradeço a UFF que acertou em cheio em apoiar este projeto e ao Ministério do Esporte. Sem dúvidas, foi o maior projeto social da história dos bairros da Região da Vila Brasília. Agradeço em nome de todos estes garotos e garotas e dos pais, que ganharam vários benefícios com estas atividades. Me enche de emoção, saber que vamos dar continuidade ao projeto por mais dois anos. É sinal que deu tudo certo e houve um reconhecimento deste trabalho. Agradeço em especial ao secretário Leandro Cruz, que trouxe todas estas boas notícias para nós e ao Ministro Leonardo Picciani. O esporte é vida, é saúde e é importante mantermos nossas crianças ocupadas com atividades saudáveis”, afirmou a vereadora.
A cerimônia ainda contou com a presença de Liomar Sales, assessor técnico do gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), Ananda Rodrigues, coordenadora de Projeto de Barra de Guaratiba e Vitor Marçal, coordenador de projetos do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
Foto: Divulgação







Comentários