top of page

TV Ponto: ex-secretário de Cabral é preso no Rio


Nesta terça-feira (11) pela manhã, agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal prenderam o ex-secretário de Saúde do governo Sérgio Cabral Sérgio Côrtes. Na operação, denominada "Fatura Exposta", também foram presos os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita.

A operação, que é um desdobramento da Lava Jato no Rio, cumpre ainda dois mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão em vários endereços.

As prisões foram pedidas a partir da delação premiada de César Romero, que trabalhou com o ex-diretor do Into, ex-secretário executivo de Côrtes na Saúde, e foi o responsável por entregar todo o esquema. A delação foi homologada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

A "Fatura Exposta" investiga fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Os investigadores afirmam que, entre 2006 e 2017, os desvios chegaram a R$ 300 milhões. Segundo as investigações, quando era diretor do Into, Sérgio Côrtes teria favorecido a empresa Oscar Iskin, da qual Miguel é sócio, nas licitações do órgão. Gustavo Estellita é sócio de Miguel em outras empresas e já foi gerente comercial da Oscar Iskin. A empresa é uma das maiores fornecedoras de próteses do Rio de Janeiro.

(assista ao vídeo com o momento da prisão de Sérgio Cortes. Enviada por whatsapp)


LEIA TAMBÉM
bottom of page