Emenda de Rodrigo Furtado prevê oferta gratuita de óculos para idosos de VR
- Joseane Ramos
- 27 de nov. de 2017
- 1 min de leitura

De autoria do vereador Rodrigo Furtado (PTC), a emenda à lei 3.390, aprovada por unanimidade na última semana na Câmara Municipal, prevê que todos os idosos, aposentados ou não, tenham direito à oferta gratuita de óculos de grau. O serviço é oferecido pela Ótica da Cidadania. Antes, a disponibilização se restringia a aposentados e pensionistas, além de estudantes, deficientes e pessoas que recebam auxílio doença. A lei citada é do vereador Washington Granato (PTC).
Rodrigo explicou que nem todos os idosos são aposentados ou pensionistas. Segundo ele, a proposição foi apresentada justamente para preencher esta lacuna e oferecer este benefício a um grupo maior.
- Muitos idosos não recebem nenhum salário e os que recebem proventos, geralmente, têm muitos gastos. Esta alteração visa incluir todos os idosos, visto que eles integram uma classe altamente afetada por doenças oftalmológicas. Temos que nos preocupar em garantir esse direito a todos que tenham idade igual ou superior a 60 anos - salientou.
Segundo o parlamentar, estima-se que cerca de 100 pares de óculos são produzidos por dia e que duas mil pessoas são atendidas durante o mês na Ótica da Cidadania. De acordo com informações, em 2016, no período de janeiro e maio, o local bateu recorde de atendimentos, contabilizando 10.274 pessoas beneficiadas.
- Trata-se de uma lei incrível e que já disponibilizou mais de 200 mil pares de óculos desde 1997, quando foi sancionada. É um número muito expressivo. Conhecemos as dificuldades enfrentadas pelos idosos e facilitar a rotina deles é uma obrigação nossa. O objetivo é aumentar os atendidos sem inviabilizar a iniciativa – concluiu.
Comments