Lei que incentiva empresas a contratar estudantes é sancionada em Volta Redonda
- Jornal Ponto

- 25 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Foi sancionada no último dia 3, a Lei de autoria do vereador Luciano Mineirinho (PR) que autoriza a prefeitura a conceder incentivo fiscal às empresas privadas sediadas em Volta Redonda que comprovadamente contratarem estudantes entre 16 e 18 anos de idade e jovens entre 19 e 24, além de portadores de necessidades especiais, dentro do limite de idade estabelecido anteriormente.
“As empresas terão 10% de desconto nos impostos caso contratem de 1 a 15 jovens, 15% entre 16 a 30 jovens e 20% em um número superior a 30 estudantes. Lembrando que estagiários e jovens contratados antes dessa Lei não entram na relação, e os adolescentes entre 16 a 18 anos precisam estar matriculados em qualquer escola”, detalhou o autor do projeto, vereador Luciano Mineirinho, que também fez questão de ressaltar a importância deste benefício: “Com certeza, é um dos projetos mais importantes que apresentei. É uma forma de introduzir o jovem no mercado de trabalho, tão difícil e concorrido de hoje em dia, ao mesmo tempo em que beneficiamos as empresas localizadas aqui no nosso município. Duas tacadas em uma só: incentivamos a geração de empregos além da manutenção e instalação de empresas em Volta Redonda”, resumiu.
É importante ressaltar também que o projeto, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em dezembro, contará com o suporte da prefeitura, que ficará responsável pelo controle e divulgação dos resultados da Lei às empresas.
Importância da Lei: Desemprego entre jovens no Brasil tem maior taxa em 27 anos, diz OIT
Em novembro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou que, ao final de 2017, praticamente 30% dos jovens brasileiros estariam desempregados, maior taxa desde 1991, de acordo com a entidade, com sede em Genebra, na Suíça. Esses números se tornam mais preocupantes, se compararmos com a média mundial, que é de 13,1%.
Hoje, entre as mais de 190 economias avaliadas pela OIT, apenas 36 delas tem uma situação pior que a do Brasil para os jovens. Na Síria, por exemplo, a taxa de desemprego entre os jovens é de 30,6%, contra 34% no Haiti, números próximos ao nosso.
“É obrigação de todo homem público atuar para a geração de empregos. Quem acompanha meu trabalho, sabe que eu sempre apresento projetos visando esse tipo de incentivo. Nosso país vive um momento complicado, mas acredito que 2018 será um ano com mais oportunidades ”, finalizou Mineirinho.







Comentários