top of page

CCZ faz agendamento para novas cirurgias de castração de cães e gatos em Resende


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar, na próxima sexta-feira, dia 13, o agendamento das novas cirurgias para castração de cães e gatos que serão realizadas na unidade nos próximos quatro meses. No total, 400 senhas serão distribuídas aos proprietários dos animais, a partir das 8 da manhã, na sede do CCZ, localizada na Rua Eurídice Paulina de Almeida, número 320, no bairro Vicentina II.

O objetivo da iniciativa, conforme explica o coordenador do CCZ, Rodrigo Campos, é evitar ninhadas indesejadas, e consequentemente o aumento de animais abandonados, além de prevenir o aparecimento de doenças.

- O agendamento das cirurgias para os próximos quatro meses é feito para facilitar o acesso dos proprietários que desejam castrar seus animais, e também para otimizar os serviços do CCZ, que pode, desta forma, planejar melhor suas ações diárias. Assim, conseguimos fazer o controle da natalidade de cães e gatos em nosso município, evitando o aumento do número de animais abandonados nas ruas ou em terrenos baldios, além de controlarmos as doenças de forma mais eficiente – explica Rodrigo, lembrando que a retirada da senha é fundamental para ter acesso ao serviço.

A direção do CCZ informa que cada proprietário poderá cadastrar no máximo dois animais para a cirurgia, sendo um macho e uma fêmea, ou dois machos. Para ser castrado, o animal (cão ou gato) deve ter mais de nove meses de idade. Antes da intervenção é feita uma análise sobre o estado geral do animal para se certificar sobre a possibilidade da cirurgia.

No Brasil, o câncer já é considerado a principal causa da morte de animais de estimação. Segundo informações do CCZ, algumas formas de câncer podem ser prevenidas com a castração, como o câncer de mama e o de câncer no útero. Além disso, a castração também é a única forma de prevenir a piometria - infecção uterina que afeta fêmeas de cães e gatos, e que pode ser fatal.

Para realizar o agendamento na próxima sexta-feira, o proprietário do animal deve comparecer à sede do CCZ, apresentando o documento de identidade. As cirurgias serão realizadas entre os meses de maio e agosto, no centro cirúrgico do próprio CCZ, que recebeu melhorias e obras de ampliação, realizadas pela Prefeitura no ano passado.

Metas para 2018

De acordo com o banco de dados do Centro de Controle de Zoonoses, cerca de 1.500 animais passaram por procedimentos cirúrgicos e se preveniram contra doenças graves em 2017. Para o ano de 2018, no qual já foram feitas 300 intervenções cirúrgicas, a expectativa é ultrapassar esse número.


Commentaires


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page