top of page

Em despedida, Antônio Furtado faz um balanço da sua gestão na delegacia de Pinheiral


Na tarde da última quinta-feira, 19/04, foi realizada na 101ªDP de Pinheiral a cerimônia de passagem do cargo de delegado titular da delegacia, entre o delegado Antônio Furtado e o delegado Renato Medeiros, que volta ao comando da delegacia da cidade após ter ocupado o mesmo cargo entre 2014 e 2015. Em entrevista exclusiva a reportagem do Ponto, Antônio Furtado que agora assumirá o cargo de delegado adjunto da 90ª DP de Barra Mansa, fez um balanço de todo o período em que esteve à frente da delegacia de Pinheiral, falou sobre sucesso que teve nas ações que realizou em conjunto com a Policia Militar e outros órgãos públicos, disse que entende os motivos da escolha da chefia da Policia Civil em remaneja-lo de cidade e também falou sobre a sua pré-candidatura a deputado federal.

A chegada e como foi o trabalho na 101ªDP de Pinheiral

Após realizar trabalhos que foram reconhecidos e aclamados pela população de Volta Redonda, onde foi o delegado titular da 93ªDP, cargo que ocupou de 2011 á 2015, Antônio Furtado assumiu em 9 de Janeiro de 2017, a 101ª Delegacia de Pinheiral, vindo da 135ªDP de Itaocara, no norte do estado.

Pelo trabalho realizado em Volta Redonda, ele chegou à delegacia de Pinheiral cercado de expectativas e com o passar do tempo, com trabalho intenso, ele e os integrantes da sua equipe conseguiram dar as respostas que todos na cidade esperavam. Ciente disto, o delegado que nesta semana oficialmente deixou a delegacia local, agradeceu a todos pelo carinho e auxilio na realização do trabalho.

- Graças a Deus e a confiança da população de Pinheiral, eu consigo deixar uma delegacia melhor do que eu recebi e entendo que isto é o principal. Quando cheguei, tive uma preocupação muito grande de primeiro aproximar a Polícia Civil da população, essa era a primeira intenção e isso foi alcançado, com um trabalho sério, de equipe e de integração com a Polícia Militar e tudo isto fez a diferença, afirmou o delegado.

Trabalho que deu resultado

Furtado, revelou que deixa a delegacia de Pinheiral de cabeça erguida, pois segundo ele, conseguiu construir um trabalho focado antes de tudo no combate a diversos tipos de crimes, dentre eles o tráfico de drogas. Durante sua gestão ele fez diversas palestras para a comunidade e em escolas, demonstrando a importância de se combater o consumo e o tráfico de entorpecentes.

- Eu saio da 101ªDP de cabeça erguida, na certeza de que eu e toda equipe da delegacia trabalhamos para prender os criminosos que estavam Pinheiral. Nós fizemos muitas palestras em escolas importantes da cidade, deixando muito claro que a droga é grande vilã, que vai gerar consumo, tráfico homicídios, revelou o delegado.

Solução rápida e eficaz dos homicídios em Pinheiral

O atual delegado adjunto da 90ª DP de Barra Mansa, contou que ele e toda a sua equipe da delegacia de Pinheiral tiveram que se empenhar muito para que o trabalho surtisse efeito e conseguissem solucionar os casos de homicídios que aconteceram na cidade, em especial em 2017, ano que segundo ele foi muito complicado para a segurança pública.

- O ano de 2017, foi muito ruim para a segurança pública, nós tivemos 10 homicídios em Pinheiral, mas nós não varremos tudo pra debaixo do tapete, fomos investigar. De 10 homicídios, nós tivemos sete deles com prisões dos responsáveis, uma média de 70% de resolução, números que estão muito acima da média nacional que é de 10% e isso já é uma diferença e estamos certos de que muitos destes homicidas já eram traficantes, muito organizados e estruturados, que tinham inclusive fachadas licitas na cidade, como bares e oficinas, contou o delegado, Que ainda disse mais.

- A partir do momento que a gente quebra essa espinha dorsal do trafico de drogas, permitimos que o ano de 2018 seja um ano bem melhor, do que o ano anterior. Comprovamos isto da seguinte maneira, atualmente nós não tivemos nenhum homicídio em Pinheiral, enquanto as outras cidades como: Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí estão tendo, finalizou Furtado.

Resolução de outros tipos de crimes

Além do sucesso que teve na resolução dos homicídios que ocorreram em Pinheiral, Antônio Furtado, apresentou resultados positivos da queda dos índices de outros tipos de crimes na cidade durante a sua gestão da 101ªDP.

- Tivemos no primeiro trimestre do ano passado, 21 roubos, já neste ano aconteceram 14 roubos, o que significa uma média de redução de 34%. Estes números diferenciam a cidade, dos índices que se tem no restante do estado, onde a crise e preocupação com a segurança faz com que as pessoas fiquem muito angustiadas, disse o policial civil.

Parcerias com a PM e a Prefeitura de Pinheiral

O delegado revelou a reportagem do Ponto que quando assumiu a 101ªDP, se deparou com diversos desafios, tanto de ordem estrutural, quanto motivacional dos profissionais que trabalhavam na delegacia. Para muitos destes problemas disse, que recorreu a parcerias com Polícia Militar e também com a Prefeitura de Pinheiral, que foram órgãos que muito colaboram com ele no período em que esteve trabalhando na cidade.

- Eu cheguei a Pinheiral, a entrada da delegacia não tinha porta de vidro, era apenas um tapume. A delegacia estava suja e havia problemas de baixa autoestima entre os profissionais. Pedimos ajuda da prefeitura e a outros órgãos e fomos abraçados, porque ninguém consegue fazer nada sozinho e esse é o maior legado que deixamos aqui. O legado que nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos, buscamos isto em Pinheiral e graças a Deus, isto foi alcançado, revelou Furtado.

Sensação de missão cumprida

Antônio Furtado garantiu que deixa a 101ª DP com a sensação de missão cumprida, de que fez um trabalho árduo, mas que teve resultados reconhecidos pela população e até parafraseou o pintor italiano Michellangelo para agradecer o carinho que a população de Pinheiral teve com ele.

- Saio daqui de cabeça erguida, feliz por perceber que tenho reconhecimento, triste porque sei que deixarei muitos amigos em Pinheiral. Lembro-me de uma frase de Michelangelo, que eu até já disse antes, mas vou dizer novamente: “Para ser estar junto não é necessário se estar perto, é preciso estar do lado de dentro, estar no coração”, então eu saio para ir trabalhar em Barra Mansa, mas levo Pinheiral comigo, afirmou o delegado.

Decisão por ir trabalhar em Barra Mansa

Pré-candidato declarado a Deputado Federal pelo PSL, Furtado atribuiu esta escolha, a decisão do comando da Polícia Civil em remaneja-lo para o cargo de delegado adjunto na 90ª DP, mas disse entender e respeitar a decisão dos seus superiores.

- Fui trabalhar em Barra Mansa como delegado adjunto por uma opção da Policia Civil, que entendeu que eu deveria ser adjunto neste momento, tendo em vista que eu sou pré-candidato a Deputado Federal. Respeito muito posição da chefia, no sentido de que eu não deveria estar à frente do comando de uma delegacia, já que dentro de alguns meses eu vou estar me afastando e entendo que e este é o motivo da minha ida para Barra Mansa, disse o delegado.

Com muita tranquilidade, Antônio Furtado disse estar feliz em ir trabalhar na delegacia de Barra Mansa e que já recebeu mensagens de carinho da população da cidade pelas redes sociais assim que foi anunciada a sua ida para cidade.

- Recebi com muita tranquilidade e com alegria o fato de ir para Barra Mansa. A população de lá pelo que eu pude ver nas redes sociais está exultante, vai nos receber com todo o carinho e alegria e esperançosos de que nós possamos colaborar também com este município que tem uma delegacia muito estruturada, com policiais que atuam por lá há muito tempo, disse o novo delegado adjunto da 90ª DP.

Prazer de trabalhar com o delegado Ronaldo Aparecido

Furtado não poupou elogios a Ronaldo Aparecido, delegado titular da 90ª DP, profissional que considera um ícone no combate a criminalidade.

- O Dr. Ronaldo Aparecido é um ícone, uma pessoa consagrada no combate à criminalidade e estar trabalhando com ele é algo muito honroso, eu estou feliz em poder contribuir, afirmou Furtado.

Agradecimentos à população e a imprensa

Ele, mais uma vez fez questão de agradecer a população de Pinheiral e de Barra Mansa e a imprensa da região por todo o carinho, apoio e espaço que diariamente recebe por conta do trabalho que vem realizando ao longo dos anos como delegado de polícia nas cidades da região.

-Só tenho que agradecer muito a população de Pinheiral e agora também ao povo de Barra Mansa que estar nos recebendo com muito carinho e vou fazer o melhor trabalho que puder em qualquer lugar em que eu estiver. Agradeço o espaço e carinho dos meios de comunicação para poder mostrar para a sociedade que ela é a verdadeira dona das cidades, agradeceu o delegado.

Motivo da pré-candidatura a Deputado Federal

O delegado contou sobre qual foi o motivo de se pré-candidato, a Deputado Federal. Disse que isso se deve ao fato de que sendo Deputado ele poderá contribuir ainda mais com a segurança pública, já que estará na casa que cria as leis para o país.

- A minha preocupação é acima de tudo servir. Eu entendo que posso servir ainda mais na condição de deputado federal, porquê isso? A legislação que cuida da segurança pública na sua grande maioria ela é feita em Brasília, no congresso. Temos legislações em atraso, como o código penal, o estatuto da criança e do adolescente, estatuto do desarmamento, o próprio regime de cumprimento de penas. Eu quero levar a minha experiência para fazer atualizações especialmente nestas leis, visando à proteção da sociedade de todo o país na certeza de que é muito importante irmos à base dos problemas, que é a falta de educação e falta de prevenção ao consumo de drogas, que é algo que eu sempre me preocupei, contou o agora pré-candidato.

Usará a experiência como delegado

Antônio Furtado disse que pretende usar a sua experiência como delegado, para colaborar com o combate em maior escala a diversos crimes, principalmente ao tráfico de drogas.

- Eu acredito que se até hoje nós lutamos em cada delegacia combatendo o crime no varejo, agora se tudo der certo nós vamos poder combater o crime no atacado, ou seja, de uma forma muito mais ampla e efetiva, disse Furtado.


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page