top of page

IFRJ de Pinheiral oferece oficinas culinárias a estudantes da APAE


O Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro, através do projeto "Super Chefs Especiais", está ofertando a estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinheiral oficinas culinárias. A ação começou em abril e segue setembro. Para a professora Julia Barros, responsável pela iniciativa, dentre as intenções da ação, destaca-se o objetivo de oferecer conhecimento com potencial de geração de trabalho e renda aos envolvidos. Ela revelou, também, que tem intenção de ofertar outras edições do projeto.

De acordo com a APAE, as atividades contribuirão para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades motoras dos estudantes. “Pegar, colocar dentro e fora, coar, são atividades importantes para o desenvolvimento cognitivo”, avaliou a professora Simone de Mello. “Com certeza, atividades como as de enrolar os docinhos contribuirão para o desenvolvimento da coordenação motora dos alunos”, acrescentou a professora Paula Marques.

Para as docentes, as ações auxiliarão, ainda, o trabalho da associação no desenvolvimento de conceitos matemáticos, a partir das medidas dos ingredientes, e textuais, com a leitura das receitas. A professora Simone analisou que tais atividades trazem motivações para a vida diária e até mesmo para ajudar em casa.

Na avaliação das professoras, os alunos estão empolgados com o projeto: “Todos querem participar e fazer algo para ajudar”, afirmou Simone. O estudante da associação, Rodrigo Mendonça, disse: “Bom que a gente aprende, né?”. E, para o também estudante da APAE, José Antônio Gomes, a determinação o motiva. “Vou até o final. Eu já sei fazer algumas coisinhas, mas quero aprender mais”, disse.

A ação conta com o apoio de estudantes do Campus Pinheiral. Elisângela Moreira, estudante do curso Técnico em Agroindústria, acredita que sua participação no projeto contribuirá para a formação profissional. “Serei uma melhor profissional ao aprender a lidar com diferentes situações”, analisou.

Durante o desenvolvimento do projeto, o conteúdo programático prevê a oferta das seguintes oficinas: cozinha para iniciantes; sucos alternativos; fabricação de docinhos de festa; pães; biscoitos; salgadinhos; bolos; cupcakes e aproveitamento integral dos alimentos. Os estudantes da APAE são divididos em quatro turmas de 20 alunos e as aulas são ofertadas em diferentes dias e horários, a fim de atender os três turnos da Associação. Ao todo, serão cerca de 80 alunos atendidos.


Comentários


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page