top of page

Lutador de VR participará de competição na Holanda


O lutador de kickboxing de Volta Redonda, Walber dos Anjos, que vem se destacando nacionalmente dentro da modalidade e conquistando importantes títulos, está na fase final da preparação para a disputa do seu próximo desafio, o Fight Club Den Haag, que será realizado neste mês, em Haia, Holanda.

Este evento que Walber participará na Holanda, contará com competidores do país anfitrião e outros atletas de países como: Alemanha, Bélgica, Brasil, Japão, Portugal e Ucrânia. No Fight Club Den Haag, Walber competirá na categoria K1 B Class, na qual lutará no dia 21, contra o holandês Mohamed Zenasni.

O atleta de 26 anos, que possui no seu currículo conquistas que incluem um titulo Pan-Americano, dois Campeonatos Brasileiros, duas Copa do Brasil e o duas conquistas do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, conversou com a reportagem do Ponto e falou sobre como surgiu o convite para disputar o torneio na Holanda, como tem sido a sua rotina de preparação, comemorou o crescimento do Kickboxing no país e os benefícios que o mesmo proporciona para a vida das pessoas e pediu mais união entre os praticantes do esporte no sul fluminense.

Como surgiu o convite para disputar o Fight Club Den Haag

Walber contou que o convite para ele disputar o Fight Club Den Haag, surgiu após três vitórias por nocaute em uma seletiva que participou no interior de São Paulo.

- Eu estava participando de uma seletiva em Mogi das Cruzes-SP, contava com mais de 300 atletas e lá estavam presentes ‘olheiros’ da Holanda e da Bélgica, que assistiram as lutas que eu fiz e venci todas por nocaute. No final da seletiva me convidaram para participar do Fight Club Den Haag, contou o lutador.

Focado na preparação

Após receber o convite, Walber deu início aos treinamentos para chegar em condições física e técnicas ideais na competição. Segundo os treinos tem sido intensos e são seguidos por uma dieta bastante regrada.

- Venho treinando em um ritmo intenso, e nesta fase final da minha preparação para o evento, estou focando mais na parte das lutas. A musculação fica mais como um complemento dos treinamentos. Creio que essa carga mais pesada de treinos somados com a dieta regrada, que inclui o corte de carboidratos é algo que é um pouco mais complicado neste período de preparação, disse o atleta.

Trabalhando para alcançar o peso ideal

Uma das maiores preocupações dos atletas praticantes de esportes que envolvem lutas e artes marciais é a questão do peso, pois é ele que determina em qual categoria o atleta vai competir. O lutador volta-redondense disse a reportagem, que para o Fight Club Den Haag, está tendo que reduzir 8 kg, do seu peso normal, mas frisou que é algo que vai conseguir até o dia da pesagem.

- Quando estou sem disputar competições eu peso 84 kg, na minha categoria podem lutar com atletas com até 78 kg, mas nesta competição eu vou estar com 76 kg. Eu já perdi 2 kg, faltam 6 kg e dá para alcançar a meta do peso que almejei, e venho trabalhando muito forte para isso, frisou Walber.

Vai a Holanda para vencer

Sem ter um patrocinador, o lutador que também é professor de Kickboxing em uma academia de Volta Redonda, conta com o apoio de alguns profissionais para realizar os seus treinamentos e participar de competições. Ele afirmou que está se preparando para não somente participar, mas vencer os desafios que terá na Holanda.

- È difícil á questão de competir fora do país, ainda não tenho patrocínio, continuo procurando empresas para me patrocinar, mas tenho profissionais de algumas áreas como: comunicação, nutrição e uma academia que me ajudam muito. Estou indo para esta competição disposto conquistar um resultado que coroe estes meus últimos meses de dietas e treinamentos, afirmou o lutador.

Popularização do Kickboxing na região

A prática do Kickboxing se tornou uma verdadeira ‘febre’ nos clubes e academias de todo sul do estado. O lutador também falou sobre o crescimento do esporte na região e em todo país. Crescimento este que ele atribui a um trabalho de divulgação do esporte feito pela Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro e pela Confederação Brasileira de Kickboxing.

- È muito gratificante ver o esporte crescendo não só na região, assim como em todo o Brasil. Quando eu comecei no Kickboxing há sete anos, era um esporte que não tinha tanta visibilidade, mas de uns anos para cá, devido aos bons trabalhos de divulgação que a Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Kickboxing vêm fazendo, muitas pessoas passaram a conhecer e se tornaram praticantes do esporte e a tendência é que cresça cada vez mais, destacou Walber dos Anjos.

Benefícios do esporte para a vida

Walber revelou que o Kickboxing, assim como outras artes marciais, são esportes que com o passar do tempo possibilitam que os seus praticantes percebam uma melhoria no condicionamento do seu corpo e disse também que aconselha que crianças participem de aulas orientadas das modalidades ligadas as artes marciais, pelo fato de todas elas trabalharem conceitos como a importância de se ter disciplina.

- O kickboxing e outras artes marciais são esportes que proporcionam diversos benefícios ao corpo como, por exemplo, a melhoria do condicionamento físico, coordenação motora e equilíbrio. Eu ainda não dou aulas para crianças, mas sempre recomendo a prática das artes marciais, por que são esportes que trabalham muito a questão da disciplina que é algo importante para o crescimento de uma criança, destacou o atleta.

Novos talentos sendo formados na região

O sul do estado é um tradicional celeiro de atletas de diversas modalidades esportivas e no Kickboxing não está sendo diferente. Walber elogiou os novos atletas da região e destacou um aluno seu que vem despontando com uma das promessas do esporte no sul fluminense.

- Temos bons atletas aqui na região, eu tenho um aluno, o Ítalo Big-Big, que na segunda competição dele, o campeonato estadual, ele venceu a luta que participou e conseguiu a classificação para o campeonato brasileiro, no qual foi vice-campeão. É um atleta jovem que eu considero que se ele tiver foco terá um futuro promissor no Kickboxing, destacou o lutador-professor.

Os praticantes de Kickboxing devem ser mais unidos

O lutador considera para que o esporte continue em ascensão e revele novos talentos na região com maior frequência é necessária uma união, principalmente entre os atletas que já praticam a modalidade.

- Aqui na região ainda somos bem desunidos, por conta de certas rivalidades que foram criadas entre as academias. O ideal mesmo seria que estivéssemos mais próximos, treinando juntos, para que todos possam evoluir e fazer o esporte se tornar ainda forte e popular aqui na região. Entendo que esta rivalidade deve que ficar restrita apenas ao momento da luta, dentro ringue, considerou Walber.

Imagens: Arquivo pessoal


コメント


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page