top of page

9º dia: Panorama da greve dos caminhoneiros na região


Nessa terça-feira (29) completam-se nove dias de paralisação dos caminhoneiros em todo o país. Após negociações entre governo e lideranças do movimento grevista, alguns caminhoneiros já se retiraram da greve, porém muitos ainda continuam parados. Na região Sul Fluminense, aos poucos os postos vão recebendo combustíveis e a vida vai voltando à normalidade após desabastecimentos também no setor de alimentos e dificuldades na infraestrutura básica de serviços públicos nos municípios, principalmente na saúde e na educação.

O jornal Ponto fez um apanhado do panorama geral nos municípios da região com relação a essa paralisação, para você ficar bem informado:

Postos de combustíveis: na madrugada desta terça-feira, alguns postos de combustíveis já foram abastecidos. Em Volta Redonda em um posto na avenida Amaral Peixoto, uma grande fila de veículos se formou para abastecer (ela estaria chegando no bairro Água Limpa, a cerca de dois quilômetros de distância). O posto estava vendendo a gasolina comum a R$ 5,14 o litro. Há também informações de que há combustível no Posto Borba Gato, no Dom Bosco, também em Volta Redonda.

Serviços públicos: ontem foi o dia em que as prefeituras emitiram comunicados à imprensa suspendendo as aulas das redes municipais de ensino, dada a dificuldade na logística de transporte. O município de Volta Redonda chegou a emitir uma nota pela manhã garantindo as aulas nesta terça e quarta-feira, mas à tarde recuou, cancelando as atividades letivas. A prefeitura de Barra Mansa emitiu no fim da tarde de ontem, um comunicado detalhando um plano de contingenciamento em todas as áreas da administração pública para os próximos dez dias. Em Itatiaia, uma exposição que seria realizada nesse fim de semana, a 'ExpoItatiaia', foi cancelada. Todas as prefeituras afirmaram que seus serviços básicos prosseguem funcionando, porém com a capacidade reduzida. Na área da saúde, por exemplo, segue o atendimento emergencial e os atendimentos nos postos de saúde. Porém, as cirurgias de menor risco estão suspensas (isso inclusive foi anunciado também pela rede privada de saúde).

Transporte coletivo: O Sindpass reafirmou nesta segunda-feira que todas as empresas de ônibus estão operando, porém com uma capacidade menor de veículos circulando do que o normal. A tendência é que essa frota se normalize com a chegada de caminhões de abastecimento de combustíveis na região, para atender essa demanda.

A greve na região: Em reunião realizada ontem, o movimento grevista na região resolveu seguir com a paralisação, alegando não ter sido atendido em suas reivindicações, segundo a PRF. No entanto no início da noite, 21 caminhoneiros resolveram deixar a greve e foram escoltados por dois comboios montados pela PRF e Exército.

Protestos: Em alguns pontos da região foram registradas manifestações de populares. Em Volta Redonda, motociclistas, motoristas e algumas pessoas à pé se deslocaram da BR-393 em direção à Vila Santa Cecília em um protesto pedindo, entre outras coisas, intervenção militar, a saída do presidente Temer e o fim da máfia de combustíveis na cidade. Em Resende, um movimento parecido foi observado em frente a AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras, onde a principal reivindicação apresentada pelos manifestantes era a intervenção militar. Em Itatiaia, moradores se deslocaram em direção à rodovia Presidente Dutra, fechando-a parcialmente. O movimento autointitulado "Vem Pra Rua Itatiaia", também protestou em apoio aos caminhoneiros em greve.

Comércio: Apesar do baixo movimento em decorrência do reflexo ocasionado pela paralisação, o comércio está funcionando normalmente. O setor mais atingido até o momento é o alimentício, mais especificamente de hortifruti. A CDL de Volta Redonda emitiu comunicado ontem afirmando que o comércio está funcionando normalmente e que na próxima quinta-feira (31), dia de Corpus Christi, será ponto facultativo, conforme acordado anteriormente.

Rede privada de ensino: A maioria das instituições particulares de ensino da região emitiram comunicados informando não haver aula nesta terça-feira. Algumas inclusive já se anteciparam e anunciaram que não haverá aula a semana toda, até mesmo porque há um feriado na quinta-feira. Outras instituições estão aguardando os desdobramentos da greve para se posicionarem com relação as aulas nos próximos dias.

CSN: Até mesmo a Companhia Siderúrgica Nacional foi atingida. Em comunicado, a empresa suspendeu o expediente do turno administrativo nesta terça-feira. Os funcionários deverão compensar essas horas posteriormente. As áreas consideradas essenciais funcional normalmente.


댓글


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page