Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 22 de junho
- Jornal Ponto
- 14 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada e vai até o dia 22 de junho. Apesar de já ter vacinado cerca de 65% do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou que ainda há baixa adesão entre crianças, gestantes, puérperas e idosos. Volta Redonda não tem nenhum caso oficial registrado, mas faz um alerta para as pessoas que se encaixam dentro do público-alvo, que se previnam. Todas as UBS e UBSF (Unidade Básica de Saúde e Unidade Básica de Saúde da Família) disponibilizam a vacina, no horário das 8h às 17h.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou a importância da prevenção. “Apesar de não termos casos oficiais no município, é fundamental que todos saibam da importância da vacina. Com prevenção e informação podemos evitar maiores complicações”, disse Samuca Silva.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, falou sobre algumas ações, realizadas pela SMS, a fim de motivar o público-alvo que falta. “Nós temos feito a busca-ativa, que é quando as equipes das UBS (Unidades Básica de Saúde) abordam as famílias, nas residências, e levam informação sobre a importância da vacina e também tiram dúvidas”, explicou Milene.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, faz um alerta para que as pessoas que ainda não se vacinaram. “É importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da vacina contra a influência, que procurem uma unidade básica mais próxima de sua residência e se previnam”, destacou Alfredo Peixoto.
Secretaria de Saúde de Barra Mansa pretende imunizar 90% do público alvo; até o momento, a cobertura vacinal atingiu 78,21%
Os moradores de Barra Mansa também terão mais uma semana para se vacinar contra a gripe, já que todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) continuarão disponibilizando a vacina de segunda a sexta-feira no horário de 8 às 17 horas. No Centro do Idoso, no Ano Bom, a imunização será específica para atender a terceira idade. A vacina assegura proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência no Brasil: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Devem-se vacinar crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, professores das redes pública e privada de ensino e portadores de doenças crônicas não transmissíveis com idade entre 5 e 59 anos, desde que tenham prescrição médica. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa pretende imunizar 90% do público alvo estimado em 50 mil pessoas. Até o momento, a cobertura vacinal atingiu 78,21%.
Em todo o país, 11,8 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram. No total, 42,6 milhões de doses da vacina foram aplicadas, mas a meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas. Após o fim da campanha, caso ainda sobrem vacinas nos estados e municípios, a imunização poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
Foto: Chico de Assis
Comments