top of page

Mais de 2,7 mil crianças ainda não se vacinaram contra a gripe em Barra Mansa


A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, dia 22. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está preocupada com a cobertura vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que está em 70%. Até a última terça-feira, dia 19, cerca de 2,7 mil crianças ainda não tinham se vacinado. A vacina assegura proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência no Brasil: H1N1, H3N2 e Influenza B, e segue disponível em todas as unidades de saúde durante a semana de 8 às 17h.

Estimado em 50 mil pessoas, a secretaria já atingiu 90% do público-alvo formado além dos pequenos, por trabalhadores de saúde (119%), puérperas (96%), gestantes (92%), idosos (94%) e professores (91%), além de pessoas com comorbidades e portadores de doenças crônicas não transmissíveis com idade entre 5 e 59 anos.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, na última semana, as baixas coberturas vacinais registradas no país acenderam um alerta no Ministério da Saúde que prorrogou por mais uma semana a campanha. “A preocupação maior é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe, e com as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que fazem parte de um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe”, explicou. Ela também ressaltou que crianças menores de nove anos de idade que receberam a vacina pela primeira vez devem tomar a segunda no intervalo de 30 dias entre elas.

Marlene destacou que após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas, a campanha contra a gripe poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. “É importante que os pais das crianças vacinem seus filhos, já que com a ampliação do público-alvo previsto para semana que vem, as vacinas disponíveis podem acabar rapidamente”, alertou.

QUEM DEVE SE VACINAR

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos, professores das redes pública e privada de ensino e portadores de doenças crônicas não transmissíveis com idade entre 5 e 59 anos, desde que tenham prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Foto: Chico de Assis


Commentaires


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page