top of page

Sábado tem segunda etapa do mutirão de exames preventivos em Resende


A Secretaria Municipal de Saúde vai promover neste sábado, dia 21, mais uma etapa do mutirão que oferece exames preventivos do câncer do colo de útero e de mama para mulheres de todas as idades. Os procedimentos, que acontecem das 8h às 16h, serão realizados em sete unidades de saúde do município: Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso, Jardim Alegria e Itapuca. Este é o segundo sábado em que os exames são oferecidos. O primeiro foi no dia 7 de julho, no qual 280 mulheres foram atendidas.

O objetivo da iniciativa, que terá continuidade nos próximos meses visando beneficiar todo o município, inclusive as comunidades da zona rural, é prevenir as doenças que estão entre as que mais matam mulheres no Brasil e no mundo, ou diagnosticar o problema precocemente, encaminhando as pacientes para tratamento imediato. Segundo especialistas, quando tratados no início, é possível impedir o desenvolvimento tanto do câncer do colo de útero como o de mama em quase 100% dos casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, além do mutirão deste sábado, dia 21, outras cinco edições já estão programadas para este ano. Elas acontecerão nos dias 4 e 25 de agosto, envolvendo nove unidades de saúde cada uma; 15 de setembro, beneficiando 11 unidades; e 6 e 20 de outubro, com atendimento em 14 unidades em cada data. O diferencial do mutirão do dia 20 é que ele atenderá comunidades mais afastadas do centro da cidade, como Visconde de Mauá, Serrinha, Capelinha, Fumaça e Pedra Selada.

- Abrir nossas unidades de saúde aos sábados para a realização desses procedimentos significa facilitar o acesso das mulheres a esses exames que são tão importantes para a sua saúde. Por isso, não medimos esforços para que este mutirão seja realizado ao longo de quatro meses, de julho a outubro, beneficiando todo o município, inclusive a zona rural – disse o secretário.

De acordo com a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório, não há limite mínimo ou máximo de idade para a realização dos exames. A única recomendação é que as mulheres grávidas ou que estejam em período menstrual não façam exame preventivo, já que as circunstâncias podem alterar o diagnóstico. Durante o mutirão, além da coleta de material para a realização do preventivo do câncer de colo de útero, as equipes também fazem a palpação das mamas e orientam as mulheres sobre como fazer o autoexame.


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page