top of page

Rodrigo Furtado contabiliza resultados da Audiência Pública sobre escória da CSN


O vereador Rodrigo Furtado (PTC) acredita que a Audiência Pública, realizada no no início de julho na Câmara Municipal, colaborou diretamente para que o MPF e o MPE movessem uma ação civil pública contra a CSN e a Harsco Metals, solicitando a removação das pilhas de escória armazenadas no bairro Brasilândia.

O encontro, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, foi convocado pela Comissão Parlamentar Especial, instalada pelo Legislativo com o objetivo de apurar - junto com os órgãos competentes - os impactos e riscos do armazenamento supostamente irregular do material. Segundo Rodrigo Furtado, presidente deste grupo de trabalho, o principal objetivo é oferecer respostas à população, responsabilizando e cobrando uma mudança de postura das empresas envolvidas. Para ele, a iniciativa do MPF e do MPE evidenciam o resultado das ações desenvolvidas até o momento.

- Nossa intenção não é crucificar ninguém. Sabemos da importância e do significado da CSN para a nossa cidade, mas não podemos aceitar que um problema como este continue prejudicando a população. Precisamos pensar no meio ambiente e exigir que o desenvolvimento venha acompanhado da sustentabilidade - frisou.

Entre os pedidos, o Ministério Público defende a progressiva remoção da escória, pela via férrea, e a posterior doação e entrega do material para destinação de interesse público. Rodrigo completou que para minimizar a poluição gerada as empresas, além de pagar indenização por danos morais coletivos, terão de custear estudos, serviços de monitoramento e audiências públicas trimestrais.

- As determinações mostram a relevância de promovermos debates com a participação popular. É ótimo saber que o órgãos competentes, como o MP, enxergam e incentivam essas discussões. Parabenizo o trabalho feito pelos profissionais envolvidos, oferecendo à comunidade soluções práticas para a questão. Continuaremos dispostos a ajudar, acompanhando e fiscalizando o cumprimento das exigências do MP - concluiu.


Kommentare


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page