top of page

‘Dia D’ contra o sarampo e a poliomielite vacina cerca de 3 mil crianças em Barra Mansa e Volta Redo


Neste sábado (18), foi realizado em todo o país o 'Dia D' de mobilização. Em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde ofertou a dose da vacina em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Um balanço preliminar aponta que durante todo o dia 1,6 mil crianças, inseridas no contexto do público alvo, foram imunizadas. Mas o número deve ser atualizado no decorrer da semana. Na avaliação da coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, os pais e responsáveis precisam estar atentos para vacinação já que é a única maneira de proteger toda a sociedade, erradicando doenças. “A baixa cobertura vacinal pode facilitar o ressurgimento de algumas doenças. O Brasil tem compromissos internacionais de manter o país livre do sarampo e erradicar a poliomielite. Como são doenças controladas, é importante que os pais se conscientizem e vacinem seus filhos para que elas não voltem a fazer vítimas”, disse Marlene.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou que há menos de dois anos, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde um certificado de eliminação dão sarampo e que agora a doença voltou a preocupar. “Desde fevereiro, 1.237 casos foram confirmados em todo o Brasil e outros 5.731 estão sendo investigados. Os números são associados à queda da vacinação. Em Barra Mansa não há casos suspeitos da doença, porém é preciso prevenir. Em 2017, o Brasil teve o mais baixo índice de vacinação de crianças em mais de 16 anos. Daí a importância da vacinação", destacou. Quem perdeu a vacinação neste sábado tem até o dia 31 de agosto para vacinar as crianças menores de cinco anos. As UBS funcionam de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas. Em Volta Redonda, cerca de mil e quinhentas crianças foram vacinadas

Em Volta Redonda o Dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo foi satisfatória de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de mil e cinquentas crianças foram vacinadas nas 44 Unidades Básicas de Saúde da Familia do município que estiveram abertas para receber a população, exclusivamente para a aplicação das vacinas.

Foram aplicadas nesse sábado, dia 18, cerca de 3 mil doses da vacina contra poliomielite e contra o sarampo. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a adesão foi considerada positiva. "É muito bom ver que as pessoas estão entendendo a importância de vacinar os seus filhos, mas a luta não acaba por aqui. Nós vamos continuar com a campanha até o dia 31 de agosto. Todos os pais que não levaram seus filhos para vacinarem hoje, devem procurar os postos mais próximos nos seus bairros e garantir a imunização", destacou o secretário.

Carlos Augusto da Silva, de 33 anos, morador do Bairro Santa Cruz, acordou cedo nesse sábado para levar o seu filho de três anos para vacinar. “Meu objetivo hoje era cuidar da saúde do meu filho. Por isso, logo cedo trouxe ele para vacinar. Não perco nenhuma campanha de vacinação, pois sei da importância de manter as vacinas do João Carlos em dia”, disse o pai que participou do Dia D no Posto de Saúde da Familia Guanahyro Ferreira Netto, no Santa Cruz.

Angélica Gonçalves dos Santos, 33 anos, também estava lá com o seu filho Miguel. “Prevenção não se deixa para depois. Sabemos muito bem o prejuízo que isso pode causar na saúde dos nossos filhos. Além do mais a vacinação é de graça. A carteira de vacinação do meu filho está em dia”, exibe orgulhosa a mãe que completa “Estou seguindo o exemplo da minha mãe que manteve todas as minhas vacinas em dia”, concluiu.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria, Milene Paula de Souza, a meta de Volta Redonda é vacinar 13,3 mil crianças. Este número é 95% do público alvo do município, calculado em 14 mil crianças. “Estamos com mais de 150 profissionais de saúde preparados para imunizar nossas crianças, hoje e durante a campanha em todas as Unidades de Saúde da Família da nossa cidade. Para alcançar esse objetivo precisamos sensibilizar os pais sobre a importância de imunizarem seus filhos contra a pólio e o sarampo”, destacou a coordenadora.

Ela lembrou que após o Dia D, todas as unidades de saúde da Atenção Básica vão continuar oferecendo as doses das vacinas contra a pólio e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. A campanha para ampliação da cobertura vacinal vai até o dia 31 de agosto, mas essas vacinas são oferecidas na rede pública de saúde pelo Programa Nacional de Imunizações durante todo o ano e estão disponíveis nas unidades de saúde de Volta Redonda.

DIA D – Para atrair ainda mais crianças aos postos de vacinação, foi fechada uma parceria com o Rotary Club. A entidade esteve em três unidades de saúde no Dia D de Vacinação.


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page