MMA:Shooto 88 foi a principal atração esportiva na sexta-feira em VR
- Bruno Reis
- 29 de set. de 2018
- 5 min de leitura

A noite de sexta-feira, 28, em Volta Redonda foi embalada pelas lutas de MMA (Artes Marciais Mistas), válidas pela edição 88 do Shooto Brasil, que foi realizada na Arena Multiuso da Ilha São João.
Os volta-redondenses já se acostumaram a acompanhar grandes eventos esportivos na cidade e receberam com muito carinho o Shooto Brasil, comparecendo em bom número a Ilha São João, e torceram e vibraram com as disputas, que inclusive tiveram a participação de dois lutadores da cidade: Murilo Filho e Walber dos Anjos, além de Thiago Manchinha que é de Barra do Piraí.
Lutas do Card Preliminar abriram o evento
O evento começou com as lutas válidas pelo card preliminar e a primeira disputa foi na categoria amadora para atletas com até 63 kg: Matheus Gohan (Nova União) venceu de forma avassaladora Erik Cesar (BPT).
Na segunda luta do card preliminar na categoria para atletas com até 93 kg, Lucas Camacho (Nova União), finalizou Felipe Conceição (CMT12).
Walber dos Anjos de VR foi derrotado por pontos

Quando o apresentador do Shooto88 chamou ao octógono da Ilha São João, o atleta Walber dos Anjos (Murilo Filho Team), que é natural de Volta Redonda, a torcida foi à loucura e apoiou de forma continua o seu conterrâneo, que enfrentou Luiz Fabiano (Ribas Family) pela categoria para atletas com até 77 kg. Esta luta marcou a abertura do card principal do evento.
No primeiro round Walber não teve sucesso ao tentar um golpe e na sequência acabou encurralado na grade pelo seu oponente.
O segundo round começou e o lutador da casa voltou melhor, estava mais ligado e passou a reagir de forma mais incisiva as investidas do adversário. No terceiro round Walber chegou até a aplicar uma ‘guilhotina’ em Luiz que também reagia tentando de todas as formas forçar com que a luta fosse disputada no chão, por isso o confronto ficou muito equilibrado.
Porém, todo o esforço do lutador volta-redondense não foi suficiente e por decisão unânime dos árbitros, no somatório dos três rounds (29/27, 29/26 e 30/25), Luiz Fabiano foi declarado o vencedor da luta.
Apesar da derrota, Walber deixou o octógono muito aplaudido pelos torcedores. Ele falou sobre como sentiu este apoio e garantiu empenho total em todas as lutas, como habitualmente já faz nos desafios que participa.
- Foi bom demais sentir este apoio dos torcedores. Volta Redonda precisa ter mais eventos como este, não só no MMA, mas em outras modalidades como Kick Boxing, que também eu já lutei aqui, o WGP, que é o maior evento de ‘trocação’ (luta em pé) da América Latina e vamos tentar trazer esta competição para cá. Foi o primeiro chute e se Deus quiser portas se abrirão para outros eventos como este. Todas as vezes que eu entrar aqui, darei o meu máximo como sempre faço, colocarei meu coração nas pontas das luvas e será sempre guerra, este é o lema, garantiu o atleta.
Valesca Tina superou Monique Adriane
Na disputa entre as mulheres, pela categoria para atletas com até 48 kg, Valesca Tina (War Machine / MSP) venceu Monique Adriane (Tsunami Team Taubaté) por pontos no somatório dos três rounds (30/27, 28/29 e 30/27).
Carlos Eduardo finalizou Delan Monte
Na sequência dos empolgantes confrontos do Shooto 88, Carlos Eduardo (CT-ATS Team) finalizou Delan Monte (Kimura), na luta valida pela categoria para atletas com até 93 kg.
Luciano Benício e Luan Lacerda mostraram a força da Academia Nova União
Luciano Benício (Nova União) venceu Paulo Ricardo (Relma Combat), por decisão unanime da arbitragem no somatório dos rounds (30/26, 30/26 e 30/25), no combate válido para atletas com até 66 kg.
Quem também mostrou a força dos atletas da Academia Nova União, foi Luan Lacerda que finalizou Alexandre Furão (RD Champions), aplicando um perfeito ‘mata-leão’, na luta para atletas com até 61 kg.
Murilo Filho de VR foi finalizado por Claudio Rocha

Murilo Filho (MFT / Arena), outro representante de Volta Redonda nesta edição do Shooto, viveu uma situação semelhante à de Walber dos Anjos, quando entrou no octógono e foi ovacionado pelo público presente na Ilha São João, para enfrentar Claudio Rocha (Rocha Top Team) na categoria para atletas com até 77 kg.
No inicio da luta Claudio arriscou um chute, mas Murilo foi para cima e deu inicio a uma reação e tomou conta da luta no primeiro round.
Veio o segundo round Murilo manteve o ritmo buscando uma oportunidade para definir o confronto, mas por uma infelicidade acabou sendo finalizado por Claudio com uma chave de perna.
Assim como Walber dos Anjos, Murilo também deixou o octógono muito aplaudido pelos torcedores por conta do empenho demonstrado durante toda a luta.
Thiago Manchinha de BP nocauteou oponente em menos de 30 segundos

Thiago Manchinha (Baixinho Team), que é natural de Barra do Piraí, enfrentou Alberto Jarrin (Team EMMA) na luta que foi válida na categoria para atletas com até 68 kg.
Manchinha e venceu o seu oponente de uma forma espetacular aplicando um nocaute em apenas 29 segundos. Após a luta ele comemorou a vitória e afirmou que foi bom conquistar este resultado diante dos seus amigos e familiares.
- Esta vitória foi fruto de um longo trabalho que realizo. Sou ex-campeão deste evento, tenho um contrato na Rússia, mas só luto lá em janeiro e como o Shooto
88 foi perto da minha cidade, eu quis participar e graças a Deus deu tudo certo. Foi prazeroso vencer aqui, pois minha família e meus amigos estão aqui e é sempre bom lutar em casa, afirmou Manchinha.
Disputas por Cinturões
Gilberto Cangaceiro faturou o cinturão dos Super Palhas
Werick Dinamite (BPT) e Gilberto Cangaceiro (Constrictor Team) realizaram a primeira das três lutas que valiam a disputa pelo Cinturão na edição 88 do Shooto, pela categoria Super Palhas para atletas com até 54 kg. De forma eficiente, Cangaceiro finalizou Werick Dinamite com um ‘mata-leão’ e faturou o cinturão.
Glyan Alves mantem o cinturão dos Super Galos
Já na categoria Super Galos, para atletas com até 63 kg, o mineiro de Juiz de Fora Glyan Alves (Master Fight Team) estava na sua primeira defesa do cinturão e obteve êxito. Ele venceu por nocaute técnico no terceiro round Fiuri Ribeiro (Nova União).
Leonardo Limberger conquistou o cinturão dos Penas
Coube a Fabrício Negão (Ribas Family) e Leonardo Limberger (Rizzo RVT) realizarem a última luta da noite na Ilha São João, na disputa do cinturão da categoria Penas, para atletas com até 66 kg.
Veloz nas suas ações, Leonardo venceu Fabrício por pontos no somatório dos três rounds (30/26, 30/26, 30/26) e assim faturou o cinturão da categoria.
Avaliação positiva do evento
Após o evento a Secretária de Esporte e Lazer Maria Paula Tavares e o presidente do Shooto, Dedé Pederneiras fizeram avaliações positivas do evento.
De acordo com a Secretaria o Shooto ajudou a movimentar a cadeia produtiva do esporte e envolveu o público local, trazendo para perto do esporte novos fãs, inclusive muitos jovens.
- O evento foi um sucesso, pelas parcerias e a vinda do Shooto para Volta Redonda movimentou a cadeia produtiva do esporte. Foi muito importante ter o Walber e o Murilo representando a cidade, eles foram ovacionados pelo público e fica a oportunidade de desenvolver outras ações e projetos que movimentem a cidade. A gestão do prefeito Samuca Silva tem valorizado esporte, entendendo a cultura artes marciais como um movimento de inclusão do jovem na sociedade e isto é muito importante, revelou a secretária.
Dedé Pederneiras também elogiou a boa participação do público e disse que este apoio é uma grande fonte de motivação para os jovens atletas e também para os outros que já estão competindo há mais tempo.
- O Shooto 88 foi muito bom, o público compareceu, tivemos lutas muito boas e eu adorei fazer este evento aqui em Volta Redonda. Acredito que o público se identificando com os atletas que estão lutando, além de incentivar as novas promessas que estão surgindo, eles dão a força necessária para os que já são profissionais prossigam as suas carreiras no esporte, afirmou Pederneiras.
Fotos: Filipe Ferrão
Comentarios