Carnaval 2019: Compositores de VR integram grupo que teve o samba enredo escolhido pela Estação Prim
- Bruno Reis
- 15 de out. de 2018
- 4 min de leitura

O carnaval de 2019, da escola de samba Estação Primeira de Mangueira contará com a importante colaboração de três volta-redondenses, que integram o grupo de compositores que são autores do samba enredo escolhido pela comissão julgadora da escola, no dia 13/10, para embalar a verde e rosa no seu desfile na Marquês de Sapucaí.
Ronie Oliveira, Marcio Bola e Silvio Mama, se aliaram aos compositores cariocas: Deivid Domênico, Tomaz Miranda e Danilo Fernandes e compuseram um samba que é uma verdadeira poesia, que antes mesmo de ser escolhido pela comissão julgadora da Mangueira, já vinha sendo elogiado por sambistas, torcedores e pela critica especializada.
O enredo da escola para o próximo carnaval é: ‘História pra ninar gente grande’ que é de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, e tem como objetivo mostrar o outro lado da história do Brasil, diferente da forma como os fatos são contados nos livros, destacando os heróis emoldurados.
Diante da sinopse passada pelo carnavalesco os compositores criaram um samba que se encaixou dentro do que foi solicitado. Compuseram um hino que conta com uma letra que coloca em evidência, traços da história e da realidade atual do Brasil, contando histórias de pessoas da sociedade, como por exemplo, cita em um trecho a ex-vereadora carioca, Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, que foram assassinados em março deste ano e também fala de pessoas de outras regiões do país e faz uma critica a situações que o povo brasileiro enfrenta no dia-dia.
Compositor afirmou estar realizando um sonho de infância

Curiosamente a história de vida de um dos compositores, vai de encontro com o samba que eles mesmos compuseram. Ronie Oliveira, 34 anos, vem de uma família humilde do bairro Santa Rita do Zarur em Volta Redonda, estudou em escola pública, foi ex-jogador do Voltaço (fez parte do grupo campeão da Taça Guanabara em 2005), é formado em engenharia e atualmente é diretor geral do Fundo Comunitário de Volta Redonda – FURBAN.
Ele afirmou estar realizando um sonho de infância junto com Márcio e Mama, ao entrarem para história como os primeiros volta-redondenses a terem um samba escolhido para o carnaval da tradicional agremiação carioca. “Estamos realizando um sonho de infância, somos compositores de fora do Rio e tivemos o nosso samba escolhido pela maior escola de samba do planeta”, afirmou o compositor.
Escolha do samba e reconhecimento do público e critica

O processo de escolha do samba começou com 16 composições, teve duração de seis semanas e foi finalizado no dia 13, com apenas três composições. Foi neste dia, que em uma grande festa realizada no Palácio do Samba (Sede da Mangueira), que o poético e atual samba da parceria entre os compositores volta-redondenses e cariocas foi escolhido pela comissão julgadora da verde e rosa como o vencedor. Este é o samba-enredo que conduzirá os mangueirenses na busca por mais um titulo do carnaval do Rio de Janeiro.
De acordo com Ronie a boa repercussão do seu samba se deve á um motivo: “O mundo do samba pedia um samba neste estilo, que resgatasse o passado e exaltasse a poesia. A crítica adorou e temos a certeza de que nosso intérprete dará o seu melhor, cantando este samba e ajudando a nossa escola a dar um show na avenida”, contou o sambista.
Exaltação a Marielle Franco
Ronie revelou que a opção do grupo de compositores em exaltar a ex-vereadora Marielle Franco em trechos do samba foi uma forma para conseguirem ir além do tradicional. “A nossa proposta foi fugir do convencional e exaltar a Marielle, foi a grande esperança deste nosso samba. Buscamos pensar algo que ninguém ainda havia pensado”, revelou Ronie Oliveira.
Favoritismo no Carnaval
Quando questionado sobre o que espera da Mangueira para o próximo carnaval o compositor, foi direto e demonstrou confiança total na sua escola do coração: “A Mangueira é sempre favorita, é time grande, respeito muito ás demais agremiações, mas teremos grandes chances e faremos de tudo para ganhar o campeonato”, declarou o entusiasmado compositor.

Aumento da torcida pela Mangueira em VR e orgulho da sua origem
Historicamente as grandes escolas de samba do Rio de Janeiro conquistam torcedores em todo o Brasil, por conta dos seus enredos e também por toda a beleza e magia levam a avenida durante o carnaval. Com a Mangueira não é diferente, mas tudo leva a crer que o caminho entre Volta Redonda e o Palácio do Samba ficou ainda mais curto pelo fato de que agora oficialmente a escola tem alguns compositores que são naturais da cidade do aço. Isto é o que acredita Ronie Oliveira.
“A Mangueira tem muitos torcedores em todo Brasil, mas acredito que agora com esta proximidade de nós compositores que somos de Volta Redonda vai fazer com que a torcida pela escola cresça na cidade”, disse Ronie, que aproveitou para mandar um recado para a população de Volta Redonda.
“Sempre que Deus permitir, seja onde eu for, vou levar e exaltar as cores e nome o de Volta Redonda. Tenho orgulho de viver aqui e em especial no bairro de Santa Rita do Zarur. Gostaria de registrar que o Bloco Carnavalesco Unidos de Santa Rita tem um representante no maior espetáculo da terra, na maior escola de samba do planeta”, finalizou Ronie Oliveira.
Fotos: Arquivo Pessoal
Confira o samba da Estação Primeira de Mangueira 2019
コメント