top of page

Instituto Dagaz abre matrículas para cursos gratuitos do Coletivo Jovem


O Instituto Dagaz abre no dia 22 de janeiro as matrículas para os cursos gratuitos do programa Coletivo Jovem do Instituto Coca-Cola Brasil, no Condomínio Cultural (Ciep 299 - Jiulio Caruso), no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. As vagas são limitadas e destinadas ao público com idade entre 16 e 25 anos, sobretudo aqueles que buscam capacitação profissional para conquistar oportunidade no mercado de trabalho. Os interessados devem optar entre as modalidades Marketing e Vendas, Comunicação e Tecnologia ou Produção de Eventos. O início das aulas está previsto para o dia 04 de fevereiro, data em que as inscrições se encerram.

O horário de atendimento, no período das matrículas, será das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. No ato, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Também é desejável levar título de eleitor e carteira de trabalho. As aulas acontecem duas vezes por semana, ao longo de dois meses, e totalizam 32 horas de curso com certificado que comprova a capacitação. Ao entrarem no Coletivo Jovem, os alunos elaboram seus planos de vida e aprofundam os conhecimentos sobre o mundo do trabalho. Depois disso, escolhem uma trilha para seguir, entre as opções das modalidades acima citadas.

As aulas são ministradas pelo educador social Pablo Souza, responsável por mediar a aprendizagem das turmas, e ex-aluno do projeto. “O Coletivo tem grande significado para mim, desde 2013, quando concluí o curso de Logística, pois adquiri muito aprendizado. Na minha opinião, como participante e educador, é uma janela para novos horizontes e experiências. Vejo que esse projeto é muito importante em áreas periféricas, como no local onde moro, porque joga a atenção dos jovens para a escolha certa, que é investir o tempo em aprendizado e em si mesmo”, orienta.

O Coletivo Jovem está presente em mais de 80 comunidades de baixa renda do Brasil e já impactou a vida de mais de 200 mil jovens em 125 localidades, através de ONGs como o Instituto Dagaz. Desses participantes, mais de 60 mil foram encaminhados para o mercado de trabalho. O programa se propõe a criar referências que ampliem a visão de mundo, destacando a importância de preparação para o futuro. Além disso, promove condições para desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de uma metodologia que promove o “aprender fazendo”, o protagonismo, a comunicação, autonomia e pensamento crítico.

- Nossos jovens precisam de oportunidades que garantam a eles um futuro melhor e que possam fazer suas escolhas pessoais e profissionais. A capacitação é o caminho para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Buscamos também atrair os jovens em semi-liberdade do Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), unidade do Novo Degase de Volta Redonda, onde levamos diversas atividades. Acreditamos na educação, na cultura e no esporte como ferramentas de direcionamento e resgate desses jovens - destaca a diretora executiva do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes.

O Condomínio Cultural fica na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, no Ciep 299 - Jiulio Caruso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3343-5055 ou pelo e-mail institutodagaz@hotmail.com. O Instituto Dagaz também está nas redes sociais (Facebook e Instagram) como @institutodagaz.


Comentarios


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page