Volta Redonda lança Portal da Transparência
- Jornal Ponto
- 29 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

No fim da manhã desta terça-feira (29), o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lançou oficialmente o Portal da Transparência. Com ele, o cidadão poderá acessar as informações referentes às finanças da gestão municipal – seja através do site na internet, ou no painel gigante instalado na Praça Sávio Gama, onde fica a sede da Prefeitura. Em breve, o Portal da Transparência também poderá ser acessado a partir de um aplicativo no celular.
O secretário de planejamento, transparência e modernização de gestão, Enoc Azevedo, fez uma apresentação falando sobre as funcionalidades do painel e todas as informações por ele disponibilizadas.
O prefeito Samuca Silva destacou a importância da transparência na administração pública e aproveitou para apresentar resultados positivos da gestão: “olhem esses dados em tempos de crise: nós pegamos o município com uma receita de R$ 765 milhões e já estamos com 917 milhões de reais em receita. Não existe mágica. Temos que aumentar a capacidade de arrecadação do município e estamos fazendo isso”. Completou Samuca.
O vereador Rodrigo Furtado, autor do projeto de lei que cria o Portal da Transparência em Volta Redonda, aproveitou para falar sobre o funcionamento do painel: “esse painel demonstra em tempo real toda arrecadação de receitas e as despesas do município e melhor: de forma detalhada. O munícipe poderá saber como entra dinheiro nos cofres públicos e para onde vai - os investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura, para que o cidadão possa participar e, o melhor de tudo, fiscalizar a forma como o gestor está aplicando o dinheiro público.’ Explicou.
Com o portal da transparência, que está disponível tanto no painel instalado na praça da prefeitura, quanto na internet, a população poderá ter acesso as receitas e despesas do município volta redonda, além de aprender mais sobre os investimentos que estão sendo feitos na cidade.
Volta Redonda ficou em segundo lugar do Estado do Rio, no ranking da Escola Brasil – Avaliação 360º, e entre as 80 cidades do país mais transparentes. Foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes.
Foto: Rafael Moura
Comments