Identificados suspeitos de ameaça terrorista no UBM
- Jornal Ponto
- 22 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

As forças de segurança de Barra Mansa – Guarda Municipal e Policias Civil e Militar – agiram rápido e já conseguiram identificar os acusados de serem autores dos vídeos divulgados nas redes sociais com as ameaças terroristas ao campus do Centro Universitário de Barra Mansa. Dois deles são alunos da instituição. Um outro, que supostamente seria o mentor da ação, está sendo procurado.
Segundo o comandante da GM-BM, Joel Valcir, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22, com a direção e a coordenação do UBM ficou acertado que os alunos envolvidos no caso serão ouvidos pela instituição. “Eles responderão por medida disciplinar interna e também serão encaminhados a 90ª para prestar esclarecimentos sobre o episódio”, detalhou Joel Valcir.
O comandante ainda disse que a suspeita do ataque foi denunciada por um professor do UBM. “Tão logo recebemos o comunicado da instituição, informamos ao prefeito Rodrigo Drable que determinou a operação desta manhã visando garantir a integridade dos alunos, professores e trabalhadores do Centro Universitário, além do direito de ir e vir. “Nossa grande preocupação é evitar episódios como o que ocorreu nas imediações do UBM em outubro de 2017, quando dois jovens do curso de psicologia foram baleados e tiveram suas vidas ceifadas após tentativa de assalto”, disse.
Equipes da Guarda Municipal de Barra Mansa e das Polícias Civil e Militar reforçaram pela manhã a segurança nas imediações do campus do UBM no município (Centro Universitário de Barra Mansa). A operação envolveu dez viaturas das forças de segurança ocorreu em função de denúncias recebidas por volta das 22 horas desta quinta-feira (21) pela direção da instituição de ensino dando conta de um possível ataque terrorista ao Colégio de Aplicação.
Agentes da Guarda Municipal serão mantidos em sistema de plantão nas imediações do UBM. NOTA DO UBM "O Colégio UBM vem a público notificar que devido às ameaças de um ataque à escola na manhã desta sexta-feira (22), a Direção solicitou apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Segundo a escola, na quarta-feira (20), começaram boatos de que um suposto atentado aconteceria nas dependências do Colégio nesta sexta e que foi compartilhado em redes sociais pelos próprios alunos. Porém, os vídeos e imagens que estão circulando na internet não são de alunos da instituição e a suposta ameça compartilhada por eles é falsa, pois se tratou de uma brincadeira inconsequente. Devido à repercussão do caso, o Comandante Valcir, da Guarda Municipal, recebeu do Colégio UBM uma ligação na quinta-feira (21) alegando o possível ocorrido e pedindo reforço na segurança do local. "Imediatamente, entrei em contato com o prefeito, que autorizou a presença da Guarda e da PM nos entornos e dentro da instituição para reforçar a segurança. Normalmente, já acontece diariamente a ronda escolar na cidade. Por isso, excepcionalmente hoje, foram disponibilizadas 12 viaturas da Guarda Municipal e Polícia Militar. Nosso objetivo é sempre tranquilizar a população e garantir que estamos em um ambiente seguro", disse. Ele ressalta ainda que tem recebido com frequência esse tipo de denúncia em outras escolas do município e, por isso, medidas de segurança já estão sendo tomadas. Na manhã de hoje, representantes do Colégio UBM, do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa -, da Guarda Municipal e da Polícia Militar se reuniram para discutir sobre o caso e determinar quais serão as próximas ações. O Colégio reitera ainda que repudia este ato e que as providências cabíveis aos envolvidos no caso serão tomadas".
Foto: Chico de Assis
Comments