Imunização contra gripe para idosos começa em Volta Redonda
- Jornal Ponto
- 24 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Idosos com 60 anos ou mais já podem procurar uma das 44 unidades de saúde da Atenção Básica de Volta Redonda para aderir à Campanha de Vacinação Contra Influenza. O atendimento será realizado até o dia 31 de maio, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, sendo que o sábado, 04 de maio, será o Dia D de Vacinação. Esse público também pode procurar a Policlínica do Idoso, no Jardim Paraíba, das 8h às 16h.
Também estão incluídos no público alvo da campanha as puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); o trabalhador da área de saúde; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; população e funcionários do sistema prisional; além das crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, que tiveram o período de 10 até 18 de abril exclusivo para vacinação.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, lembra que as crianças e as gestantes que ainda não foram vacinadas devem procurar uma unidade de saúde até o final da campanha.
“A imunização contra gripe é muito importante, pois reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. E os grupos de fazem parte do público alvo estão mais vulneráveis”, alertou Milene, informando que as gestantes também podem procurar a Policlínica da Mulher, no Aterrado, para se imunizar.
De acordo com a coordenadora da Policlínica do Idoso, Giuliana Ferreira, seu público é fiel e preocupado com a imunização contra gripe. “Já nas duas primeiras horas de vacinação, na manhã desta quarta-feira, dia 24, foram aplicadas cerca de 200 doses na policlínica”, disse.
Ela alertou, porém, que o idoso não precisa se deslocar até a policlínica no Aterrado para se vacinar. “Qualquer unidade de saúde pode acolher esse público e aplicar a vacina”, falou Giuliana, avisando que o atendimento na policlínica é exclusivo para esse público e todo idoso que procurar o local terá a vacina garantida.
Entre os primeiros idosos a procurarem pela vacina na policlínica estava Maria das Dores da Conceição, de 100 anos, moradora do bairro Roma II. “Podia ter procurado a unidade do bairro, mas gosto do atendimento aqui”, explicou.
Domingos Campio, de 73 anos, morador da Ponte Alta, também é fiel às enfermeiras da policlínica. “Venho todo ano logo no início da campanha”, contou. Solange Archipeva de Almeida Santos, de 61 anos, mora no Aterrado, e a unidade é próxima de sua casa. “Gosto de me vacinar nos primeiros dias. Evito filas, o atendimento é bem rápido”.
Segundo o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o preconizado pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% do público alvo da campanha. “Entre os idosos, que são mais de 30 mil pessoas no município, alcançamos 95% de imunização em 2018 e queremos avançar ainda mais neste ano”, disse, lembrando que a soma de todos os grupos prioritários em Volta Redonda ultrapassa as 70 mil pessoas.
O prefeito Samuca Silva pede que a população alvo da campanha procure a unidade de saúde mais perto de casa. “Vacinação é sinônimo de prevenção. Como cidadãos, podemos ajudar a divulgar a campanha, conversando com vizinhos, no trabalho e utilizando as redes sociais”, disse.
Comments