top of page

Sábado é Dia D de Vacinação contra Gripe em Volta Redonda e Barra Mansa


Todas as 45 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda estarão abertas neste sábado, dia 4, das 8h às 17h. É Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza e a meta é vacinar 90% da população alvo, num total de 59 mil pessoas. Até o dia 30 de abril mais de 12 mil doses já tinham sido aplicadas no município, atingindo 20,72% do público- alvo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, destaca que as crianças, gestantes e puérperas sempre são o público-alvo que tem baixa cobertura. “Nossa orientação é para que os pais levem os filhos que estão na faixa etária indicada para vacinar e que as gestantes, em qualquer idade gestacional, além das puérperas, procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Não podemos esquecer que a vacinação é uma das medidas de proteção à saúde”, disse a coordenadora.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta a importância da vacinação para reduzir as complicações, internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população, mais comuns nos meses mais frios do ano. “É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde que estão plenamente abastecidas com vacinas para que possamos prevenir problemas mais sérios causados pela gripe”, disse.

O prefeito do município, Samuca Silva, destaca que a estratégia de abrir as unidades da Atenção Básica no sábado, durante o dia todo, facilita o acesso da população. “Estamos oferecendo total apoio à campanha de vacinação para que Volta Redonda cumpra a meta do Ministério da Saúde. É importante que as pessoas tomem a vacina para prevenir a gripe, muito comum no inverno. Temos unidades de saúde espalhadas por todos os bairros de Volta Redonda, abertas no sábado. No Dia D, os profissionais que não têm tempo de se imunizar durante a semana devem procurar o posto de vacinação mais próximo da casa”, disse o prefeito.

Em Barra Mansa, meta é vacinar 43.610 pessoas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa também realiza neste sábado, dia 4, de 8 às 17 horas, o dia D de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa ampliar a rede de proteção aos moradores contra o vírus Influenza. Serão 49 postos de atendimento, além do Centro do Idoso, no Ano Bom. O público-alvo do município é formado por 48.456 mil pessoas dos grupos prioritários. A meta é vacinar 90% deste total, ou seja, 43.610 mil cidadãos.

De acordo com a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a campanha segue até o dia 31 de maio. “Neste sábado, porém, vamos concentrar esforços para imunizar o maior número de pessoas possível. Também vamos ofertar outras vacinas para a atualização do calendário vacinal das crianças”, explicou Marlene.

É preciso levar documentos de identificação e cartão de vacinação no caso das crianças. A única restrição da vacina é para pessoas com alergia grave a proteína de ovo; bebês menores de seis meses; e quem apresenta sinais de outras infecções, como febre.


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page