top of page

Governador vai à Barra Mansa para sobrevôo nas áreas atingidas pelas chuvas


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, deve chegar à Barra Mansa por volta das 14h deste domingo, dia 19, para um sobrevôo nas áreas atingidas pelas chuvas deste sábado, 18. Equipes da Prefeitura de Barra Mansa estão mobilizadas desde a noite de ontem, para socorrer os moradores afetados. O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, a vice-prefeita Fátima Lima, secretários municipais estão juntamente com as equipes da prefeitura percorrendo os pontos de risco para definir um plano de contingências dos problemas estruturais mais graves. Em sua rede social, o chefe do Executivo publicou: “É muito triste ver as perdas. Mas graças a Deus não perdemos vida humana”. Drable deve acompanhar o governador no sobrevôo.

O boletim da Defesa Civil do município alerta que no sábado choveu o equivalente a 136 milímetros, enquanto a previsão variava entre 60 e 100 milímetros. A situação provocou o transbordamento do Rio Barra Mansa, na altura do bairro Nova Esperança e adjacências, e do Rio Bocaina, na região do bairro Siderlândia, local considerado pela Defesa Civil com maiores problemas já que a situação é atípica e o rio não tem costume de transbordar.

Especificamente na área do Siderlândia e Bocainha, a circulação dos ônibus coletivos teve que ser suspensa em função do volume de água nas vias públicas.

Também houve transbordamento do Rio Bananal, porém numa avaliação preliminar, os estragos são menores proporções, já que os moradores foram avisados, antecipadamente, da situação de risco pela Defesa Civil.

Até o momento os bairros afetados são: Boa Sorte, Nova Esperança, São Luiz, Piteiras, Bocaininha, Siderlândia, Colônia e Santa Maria II.

A Defesa Civil alerta para as condições do Rio Paraíba do Sul, que já está acima do seu nível e tem chances de transbordar em conseqüência das chuvas que caíram nas cidades localizadas abaixo da Represa do Funil.

Na localidade conhecida como Fazendinha, na Bocaininha, uma família ficou ilhada e teve que ser resgatada pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos não têm uma parcial sobre o número de famílias desalojadas e desabrigadas. Essa informação deve ser divulgada ao longo do dia. A Defesa Civil informou ainda que as chuvas de ontem são tidas como uma situação atípica, pois o período de chuvas intensas terminava em março. O órgão está em alerta máximo 24 horas e as chamadas de emergência/ urgência devem ser feitas através dos telefones 199 ou 3028-9370.

Neste domingo, segundo o Climatempo, a previsão é de sol e aumento de nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

Aulas suspensas

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da assessoria de comunicação, informou que as escolas afetadas não funcionarão nesta segunda-feira, dia 20. São elas: Argemiro, Djair Machado, Adelaide Flores e creche Padre Adalberto.

Animais mortos

Segundo informações preliminares, pelo menos oito cavalos foram mortos no Clube do Cavalo, na Bocaininha, arrastados pela correnteza. Além desses, outros animais, como galinhas e galos, de moradores da região, também morreram nas chuvas. Fotos: Amanda Teixeira


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page