Primeiro dia de inscrição para processo seletivo em Barra Mansa atrai mais de 200 pessoas
- Jornal Ponto
- 9 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (09), as inscrições para o processo seletivo visando à contratação de 220 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Para compor as vagas, um dos pré-requisitos é que o candidato tenha o ensino médio completo, além de residir na área de abrangência da unidade. A iniciativa será composta por uma prova objetiva a ser realizada no dia 21 de julho, em local a ser definido e, posteriormente, divulgado no Portal da Transparência. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (11), no pátio do Centro Administrativo, situado a rua Luís Ponce, n° 263, Centro.
A iniciativa tem como base no artigo 3° da Lei nº 11.350/2006, que dispõe sobre a função do Agente Comunitário de Saúde e suas atribuições durante o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, explicou que a principal função do agente, é basicamente, ser um vínculo entre as unidades de saúde com a comunidade de atuação. “Essa é uma atribuição extremamente importante. Entre suas funções, são eles que estarão de olhos nos principais anseios da população e nosso maior objetivo é ampliar o acesso da comunidade às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania”, disse o secretário.
A gerente de Atenção Básica Mariana Sobreira Almeida completou. “Uma orientação que estamos fazendo é que os candidatos fiquem atentos aos requisitos, a pessoa tem que morar na área de abrangência da unidade. Isso é uma norma estabelecida pelo Ministério da Saúde”, frisou Mariana.
As atribuições e o trabalho do Agente Comunitário de Saúde e o processo de trabalho do ACS engloba o cadastramento das famílias, mapeamento da área de atuação, visita domiciliar, educação em saúde na comunidade, planejamento das ações, saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto, saúde mental, atenção à pessoa com deficiência, orientações para famílias com pessoas acamadas, violência familiar, doenças transmitidas por vetores, mosquitos, insetos e moluscos.
Validade e vencimentos:
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser renovado por igual período. A cada três meses haverá uma avaliação de rendimento que influenciará diretamente na decisão da renovação do contrato. Os selecionados farão 40 horas semanais, com vencimento mensal de R$ 1.250.
Documentações:
Para se inscrever basta apresentar documentos originais e cópia legível de RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade (no mínimo ensino médio) e declaração da unidade de saúde do bairro onde o candidato reside. Ter idade mínima de 18 anos na data da inscrição. Somente serão aceitos os comprovantes de residência com data a partir de março de 2019. Para mais informações o edital está disponível no link http://www.barramansa.rj.gov.br/transparencia/.
Foto: Divulgação
Comments