top of page

Prova prática do concurso para prefeitura de Resende será no domingo, dia 22


No domingo, dia 22, acontecerão as provas práticas do Concurso Público de 2019, que busca o preenchimento de vagas na Prefeitura de Resende e no Resenprevi (Instituto de Previdência de Resende). Os candidatos a vagas de Motorista D, Operador de Máquinas Pesadas e Auxiliar de Serviços Gerais devem acessar o site www.consulpam.com.br para obter as informações detalhadas de como as provas serão aplicadas, de acordo com cada área. Esse processo, explica a organização do concurso, é de total responsabilidade dos candidatos.

- Este concurso é de grande importância para a continuidade do programa de modernização da frota nova da prefeitura e junto iremos colocar motoristas capacitados para utilizar com muito zelo esta nova frota. Além disso a política de valorização dos servidores públicos continua e ja passamos de mais de 1000 (mil) novas contratações de servidores públicos – disse o Secretário Municipal de Administração, Kaio Márcio. Pelo edital, os testes acontecerão na Área de Exposições, no Campo de Aviação, onde ocorre a Exapicor. A prova prática do cargo de Operador de Máquinas Pesadas (caminhões, tratores, retroescavadeiras) tem previsão para acontecer a partir das 8h, mas os candidatos deverão comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado. Eles devem ainda levar o documento com foto usado no ato da inscrição. A prova tem caráter eliminatório e classificatório, observando itens como atenção, percepção e normas de segurança do trabalho.

Os candidatos da prova prática do cargo de Motorista foram divididos em quatro grupos diferentes, separados por horários: às 7h, 9h e 14h e 16h. A organização também pede neste caso que todos cheguem com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado, portando o mesmo documento indicado no ato da inscrição, com foto. Além disso, também devem levar a habilitação de motorista na categoria D dentro do prazo de validade. As faltas foram separadas em categorias por gravidade e, dependendo da falha, podem até mesmo eliminar diretamente o candidato. Isso acontece, por exemplo, se o motorista desobedecer à sinalização da via ou do agente da autoridade de trânsito.

Vagas para o Resenprevi

A prova prática do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais tem previsão para acontecer às 15h e os candidatos também deverão comparecer com antecedência mínima de 30 minutos do horário estipulado, portando documento oficial com foto, que tem de ser o mesmo indicado no ato da inscrição. Serão avaliadas a utilização dos equipamentos de proteção individual e apresentação pessoal; a agilidade no desempenho das tarefas; a organização dos materiais durante e após a execução das tarefas, entre outras situações cotidianas da função. A prova prática do cargo de motorista do Resenprevi está marcada para as 11h, seguindo o mesmo padrão do teste que será aplicado para motoristas da Prefeitura.

O concurso

O concurso para Prefeitura de Resende e o Resenprevi teve as provas objetivas aplicadas nos dias 27 e 28 de julho, visando preencher 131 vagas nos mais diversos setores do governo. As oportunidades foram para todos os níveis de escolaridade e seis vagas são para pessoas com deficiência (PCD). A parte prática, no entanto, contemplou apenas três categorias: Motoristas, Auxiliar de Serviços Gerais e Operador de Máquinas Pesadas. Para a Prefeitura, são oito vagas para Operador de Máquinas Pesadas e mais duas para PCD, enquanto foram oferecidas 33 vagas para motorista e mais duas de PCD. Para o Resenprevi foram disponibilizadas duas vagas: uma para Auxiliar de Serviços Gerais e uma para Motorista. Quase mil pessoas já foram empossadas.

As ações para valorização dos funcionários públicos de carreira de Resende são adotadas desde o primeiro ano da gestão. Entre janeiro de 2017 e maio de 2019, já foram empossados 968 novos servidores e há em curso novos processos de admissão de concursos anteriores. Em 2018, por exemplo, o atual governo fez provas públicas para preenchimento de 230 vagas.

Em outro caso, o governo decidiu neste ano conceder aumento e reajuste salarial apenas aos servidores de carreira. Ficaram de fora cargos comissionados, secretários municipais, o vice-prefeito e o prefeito. Em maio deste ano, a Prefeitura de Resende reajustou o salário de todos os servidores municipais de carreira. O aumento foi de 3% sobre a tabela salarial. Em alguns casos, no entanto, os valores subiram em até 41% no salário base. Os aproximadamente 1800 funcionários que recebiam abaixo do salário mínimo, defasagem que se arrasta há 10 anos, tiveram o vencimento equiparado ao valor de R$ 998,00 (atual mínimo nacional) e mais os 3%. Essa equiparação melhora também todos os benefícios que têm como cálculo o salário base como, por exemplo, os anuênios e triênios. Com isso, entre reajuste e correção, o aumento do salário base pode chegar a até 41% para esta parcela dos servidores.


LEIA TAMBÉM
bottom of page