top of page

Secretaria promove castração gratuita de animais em Pinheiral


A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural por meio Programa de Controle Reprodutivo de cães e gatos oferece o serviço de castração gratuito, que está disponível a todo munícipe, residente na cidade de Pinheiral, que possua animais de estimação. Quem quiser fazer a castração do seu animal ainda neste mês, tem até a próxima segunda-feira (30/09) para efetuar o cadastro.

O tutor ou responsável interessado em castrar seu animal, que atenda aos critérios do programa, deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural no horário de 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta–feira. A inscrição deverá ser feita pessoalmente na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural que fica localizada na Rodovia Benjamin Constant n° 4703 Km 05. Para esclarecer qualquer dúvida o telefone disponível é (24) 3333-1306 ou (24) 999870168.

Para efetuar o cadastro, serão exigidas documentações dos responsáveis do animal como CPF, RG, comprovante de residência e ser maior de idade. Será disponibilizada somente uma vaga de agendamento por vez para cada munícipe, no total de 30 vagas mensais. Os agendamentos serão realizados a partir do dia 20 até o último dia de cada mês e os procedimentos serão realizados no mês seguinte. Para os procedimentos que serão realizados no mês de outubro/2019, os agendamentos se encontram disponíveis.

“O programa de castração tem por objetivo o controle populacional e, através dele o combater ao abandono e aos maus-tratos. De julho de 2018 a setembro de 2019, mais de 380 animais foram castrados no município”, disse o veterinário e assessor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Wilton Soares.

Ainda de acordo com Wilton, os animais castrados pelo Programa de Controle Reprodutivo deverão ter idade superior a 6 meses e, estarem em boas condições de saúde.

“ Os mesmos serão castrados e receberão um microchip de identificação. O não cumprimento das orientações implicará no cancelamento da cirurgia”, informou.


LEIA TAMBÉM
bottom of page