Cuidado com as embalagens
- Jornal Ponto
- 3 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

De Carlos Gomes Monteiro
Consultor da Linha Limite
Soluções em Gerenciamento de Riscos, Compliance e Treinamentos
Ontem pela manhã, ia sozinho de São José dos Campos para São Paulo, pela rodovia Carvalho Pinto, enquanto ouvia o programa “Sabedoria para o Coração”no aplicativo BBN (1) do meu smartphone, conectado com bluetooth ao medianav do meu carro.
Logo no início do programa, o locutor começou a leitura do sermão de Stephen Davey. Principiou lendo uma estória bem interessante que tomara conhecimento recentemente.
Me diverti muito ouvindo a tal estória e resolvi acessar o site wisdon for thehearth (2), fiz um Ctrl C - Ctrl V e agora compartilho com meus amigos aqui no LinkedIn:
“Era uma vez um pastor cuidando de suas ovelhas à beira de uma estrada rural.
Um jipe novinho em folha freou bruscamente próximo ao pastor.
O motorista, um homem vestido com um terno de marca, usando sapatos caros e bem engraxados, um relógio grande no pulso e óculos escuros, perguntou ao pastor:
▬ É o seguinte... se eu conseguir adivinhar quantas ovelhas você tem, você me dá uma delas?
O pastor deu uma olhada no homem, olhou para seu campo vasto cheio de ovelhas e respondeu:
▬ Está bem.
Aquele jovem executivo estacionou seu jipe na estrada, conectou seu laptop a um modem sem fio, entrou na internet e visitou a página da NASA.
Em seguida ele escaneou o campo com um GPS, abriu o banco de dados e imprimiu uma folha com o relatório em sua mini impressora. Então, ele se virou para o pastor de ovelhas e disse:
▬Você possui exatamente 1586 ovelhas em seu rebanho.
O pastor respondeu:
▬Você acertou! Nossa, pode ficar com uma de minhas ovelhas.
O jovem executivo tomou um dos animais e o colocou na carroceria de seu jipe.
O pastor então gritou e disse:
▬Ei, antes de você ir embora, se eu adivinhar sua profissão, você me devolve a ovelha?
O executivo sorriu e disse:
▬Claro, vá em frente e tente.
O pastor disse:
▬Você é um consultor.
O homem disse:
▬Você acertou. Mas como você sabia?
O pastor respondeu:
▬Muito simples.
▬Primeiro, você veio até aqui sem ser chamado.
▬Segundo,você me desafiou para me dizer algo que eu já sabia.
▬Terceiro, você não entende nada de meus negócios; e, por favor, gostaria de ter meu cachorro de volta.”
Talvez você também tenha se divertido com a estória, pois, assim como o pastor protagonista, já se deparou em algum momento com um consultor que se apresenta com parafernália sofisticada, cita vários termos da moda (quase sempre em inglês), demonstra ter uma base de conhecimentos que pode vir a lhe ajudar, mas que ao iniciar seu trabalho não consegue diferenciar um cachorro de uma ovelha.
Para realizar um bom trabalho, o ponto de partida do consultor será inevitavelmente a definição dos contextos estratégicos interno e externo da organização, ou seja, precisará saber quantas são as ovelhas, onde estão os pastos, quais são os riscos de produção, quais as condições de abate e comercialização, qual a logística de escoamento da produção, além de outras peculiaridades do negócio.
Saber o que todos os integrantes da organização já sabiam é apenas o ponto de partida, uma vez que o produto do consultor é o conhecimento.
O que se espera do consultor de uma determinada área ou atividade é a formulação de soluções adequadas ao contexto da organização, fundamentadas em seu conhecimento e em sua experiência.
A caixa sofisticada de forma cilíndrica com filetes de ouro, a tampa com rótulo elegante, o laço e o papel laminado dourado são meros componentes da embalagem de um ovo de páscoa.
A embalagem nos atrai até a loja, no entanto todos sabemos que, na verdade, o que nos interessa mesmo é o sabor do chocolate.
Um consultor pode ajudar muito a alavancar seu negócio, apoiando no gerenciamento de projetos, propondo soluções para problemas enfrentados pela sua organização e atuando efetivamente para melhorar seu desempenho e, por conseguinte, seus resultados, desde disponha do conhecimento que lhe permita, pelo menos, diferenciar um cachorro de uma ovelha.
A embalagem tem lá sua importância, mas não se deixe impressionar por ela, pois nesse caso, como em qualquer outro, o que interessa fundamentalmente é o conteúdo do produto.
http://www.bbnradio.org/WCM4/Default.aspx?alias=www.bbnradio.org/wcm4/portuguese
Rede de radiodifusão bíblica.
http://www.wisdomonline.org/media/messages/series_list/?filter=book&book=37
Texto sobre a Carta de Paulo aos Romanos – Santos vivos.
Commenti