Pra começo de conversa: coleta de lixo eletrônico
- Jornal Ponto
- 6 de ago. de 2018
- 1 min de leitura

Mais de 25 toneladas de lixo eletrônico. Esse foi o resultado da ação de Descarte Solidário, promovida desde a última quinta-feira, pelo Rotary Club de Volta Redonda em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa. A iniciativa também contou com o apoio do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da cooperativa de coleta seletiva.
Foram instalados ecopontos em oito localidades de Barra Mansa: subprefeitura da Região Leste, Vila Nova e nos distritos da Vila dos Remédios, Floriano, Amparo, Antônio Rocha e Rialto, além do Parque da Cidade. Nesses locais, foram recolhidas aproximadamente cinco toneladas de eletrônicos. A ação principal foi no dia passado, domingo dia 5 de agosto, na Avenida Joaquim Leite, onde os moradores descartaram mais de 20 toneladas de materiais em duas caçambas.
O material descartado pela população será vendido para uma empresa especializada no descarte correto de eletrônicos e toda a renda arrecadada será dividida entre a cooperativa de coleta seletiva e a Apae de Barra Mansa.
Entre os materiais descartados estavam diversos aparelhos de TV e monitores de computador, assim como geladeiras, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros equipamentos eletrônicos. Esta foi uma ótima oportunidade oferecida à população de Barra Mansa, conforme já ocorreu em duas oportunidades em Volta Redonda, para o descarte de forma correto do material que estava acumulado em casa ou nos quintais e que, talvez, estivesse servindo de criadouro de insetos como o mosquito transmissor da dengue ou atraindo roedores.
A intenção do Rotary Clube Volta Redonda é ampliar essa ação, colaborando com outras cidades da região sul fluminense.
Commenti