top of page

Selvagem? - o revolucionário álbum dos Paralamas


O ano era 1986, eu tinha apenas 9 anos de idade, mas tive a sorte de ter irmãos que estavam vivendo o auge da adolescência nos anos de ouro do rock nacional - Os anos 80.

Bandas como Legião Urbana, Biquini cavadão, Hanoi Hanoi tocavam o tempo todo em todas as rádios do Brasil, e os Paralamas do Sucesso já tinham uma carreira consolidada pelos sucessos dos dois primeiros discos: Cinema mudo de 1983 e O passo do Lui de 1984.

A pegada meio 'The Police' dos primeiros discos, as melodias e refrões deste power trio coeso e de excelentes músicos, tinha conquistado a juventude brasileira do início dos anos 80.

O Álbum SELVAGEM? de 1986 foi uma aposta audaciosa e um grande marco na sonoridade do rock nacional.

Os Paralamas tinham acabado de tocar no Rock in Rio em 1985 e todos esperavam que a banda seguisse a mesma linha de sucesso. Mas eles foram além e inovaram neste álbum.

O diferencial já começava na capa do disco que mostrava o irmão do baixista Bi Ribeiro num acampamento em Brasília em condições selvagens, já trazendo uma crítica social ao momento que o país atravessava naquele momento (nada muito diferente de hoje em dia, né?).

A regravação de “A novidade” de Gilberto Gil, adicionando o flerte direto da MPB com o rock nacional mostrava a seriedade e a maturidade do álbum. Além disso, adicionaram e testaram outros ritmos, como o ska, o reggae e músicas caribenhas, soando muito bem.

“Alagados”, grande sucesso do disco, trazia uma guitarra “caribenha” e uma mistura de ritmos latinos que mostraram toda a técnica, revelando o grande baterista João Baroni.

Para terminar esse disco, com certeza serviu de inspiração para bandas maravilhosas que muito contribuíram para a nossa música Nacional como O Rappa, por exemplo.


Comments


LEIA TAMBÉM

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page